Mundo

Embaixador da Índia no Brasil fala da parceria entre os dois países

postado em 25/01/2012 16:18
Prakash considera importante que Brasil e Índia tenham boas relações políticas
Índia e Brasil, membros dos Brics, junto com Rússia e China, e dos Ibas, com a África do Sul ; siglas que fazem referência aos países emergentes em maior desenvolvimento no mundo ; estão, mais do que nunca, em constante diálogo. A parceria pode trazer bons frutos para 2012. No fim do ano passado, o Brasil encerrou seu mandato de dois anos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mas pretende permanecer ativo nas decisões do grupo por meio dos parceiros Índia e África do Sul, que continuam membros até o fim deste ano.

O embaixador da Índia no Brasil, B. S. Prakash, considera importante que os dois países tenham boas relações políticas. "Os dois países estão em expansão e as mesmas aspirações de desenvolvimento", ressalta. Em seu ponto de vista, os laços são estreitados naturalmente em um grupo de países que têm os mesmo interesses econômicos e sociais.

Prakash frisa as semelhanças culturais e sociais entre Brasil e Índia, que comemora 62 anos de sua Constituição nesta quinta-feira (26/1). "A democracia é um dos principais pontos em comum", diz. Em entrevista, ele fala sobre a relação e semelhanças entre os dois países, além da importância da Constituição para população indiana:

O senhor acha as relações entre Brasil e Índia devem ser estreitadas por serem dois países em desenvolvimento e que estão ganhando visibilidade na economia mundial?

Realmente, são dois países que têm ganhado maior notoriedade mundial, principalmente por participarem dos Brics e do Ibas, prova disso é que o Brasil já é a 6; economia mundial. Independente disso, o Brasil e a Índia têm uma boa relação, já que têm em comum a democracia, e aspirações de desenvolvimento. Não acho que os laços devem ser estreitados, isso acontece naturalmente em um grupo de países que têm os mesmo interesses econômicos e sociais.

Muitas vezes os filmes levam ao mundo um lado negativo do Brasil, como favelas e violência. Como o Brasil é visto pelo povo indiano?

Com bons olhos. O Brasil é visto como ponto turístico. Muitos têm vontade de conhecer o Rio de Janeiro, por exemplo. Além disso, os dois países têm muita coisa em comum, como a história de colonização e a diversidade cultural. no Brasil, um estado é muito diferente do outro, os sotaques, tradições e as pessoas são diferentes, assim como na Índia. Países como o Japão são homogênios.

A embaixada organizou um evento hoje em comemoração ao aniversário de 62 anos da constituição indiana, qual a importância de sua criação para o país?


A Índia era uma colônia da Inglaterra e, após a revolução em 1949, no qual Mahatma Gandhi lutou pela independência, se tornou livre. Após a mudança política, a constituição passou a simbolizar a democracia, que foi a principal conquista do nosso povo. Além disso, instauradas as novas leis, a Índia se tornou um país laico, o que também significa um grande avanço social.

O senhor acha que algum ponto deve ser modificado na constituição da Índia?


A Constituição está em constante evolução. Acredito que ainda há muitas coisas a serem mudadas, como aqui no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação