Mundo

ONU pede a Israel fim das demolições de casas palestinas na Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 27/01/2012 17:38
Nova York - A Organização das Nações Unidas pediu nesta sexta-feira (27) a Israel para interromper imediatamente a destruição de habitações palestinas na Cisjordânia depois de constatar um aumento dramático das demolições durante o ano passado.

As forças israelenses destruíram 622 lares palestinos na Cisjordânia em 2011, "forçando o deslocamento" de cerca de 1.100 pessoas, mais da metade das quais eram crianças, de acordo com um relatório do escritório de coordenação de assuntos humanitários da ONU.

"As atuais política e prática de demolições causam enorme sofrimento humano e deveriam acabar", disse o coordenador humanitário da ONU para os territórios palestinos ocupados, Maxwell Gaylard.

Os palestinos se negaram a retomar as negociações diretas com Israel devido aos assentamentos israelenses nos territórios ocupados. O relatório foi divulgado pouco antes de uma visita do secretário-geral Ban Ki-moon a Jerusalém e Ramallah, na próxima semana.

Gaylard disse que os dados de demolições representam um "espetacular" aumento com relação a anos anteriores e que milhares de pessoas continuam sob ameaça de expropriação, demolição de suas casas e deslocamento.

Israel diz que só destrói as estruturas que foram construídas sem as permissões necessárias.

Os palestinos, por outro lado, garantem que raramente as permissões são concedidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação