Agência France-Presse
postado em 29/01/2012 13:56
Melbourne - O sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, derrotou neste domingo o espanhol Rafael Nadal por 5-7, 6-4, 6-2, 6-7 (5/7) e 7-5 e conquistou o Aberto da Austrália de tênis ao final de uma partida épica de cinco sets, que durou quase seis horas.O sérvio, que já venceu em Melbourne em 2008 e 2011, se impôs na final mais longa da história dos torneios Grand Slam (5h53) e conquistou o quinto título de um dos quatro principais torneios da temporada.
Cansado após sua longa semifinal (4h50) contra o britânico Andy Murray, Djokovic precisou de um set para recuperar seu ritmo, antes de confirmar sua superioridade sobre Nadal com um grande esforço.
O espanhol lutou o tempo todo e levou seu adversário para um quinto set épico, no qual os dois jogadores mostraram ter grande força física e mental.
Com esta vitória, Djokovic se torna o quinto jogador da era Open (desde 1968) a conquistar três títulos consecutivos de Grand Slam, junto com Rod Laver, Pete Sampras, Roger Federer e Nadal.
Ele chegou também a 21 partidas invicto em torneios Grand Slam (sua última derrota foi na semifinal do ano passado em Roland Garros contra o suíço Federer).
O sérvio também se tornou o quarto jogador desde 1968 a ganhar três títulos ou mais em Melbourne, ao lado de Andre Agassi (4), Federer (4) e Mats Wilander (3).