Mundo

Incêndio em um presídio do Uruguai deixa três detentos mortos

Agência France-Presse
postado em 29/01/2012 15:52
Montevidéu - Um incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (29) em uma prisão do Uruguai deixou 3 presos mortos, informou a Polícia.

"São três os reclusos falecidos, o incêndio começou na madrugada e já foi controlado", disse o gabinete de Imprensa da Polícia de Montevidéu.

O incêndio começou em um módulo do Complexo Carcerário Santiago Vázquez (COMCAR), nos arredores de Montevidéu, que abriga cerca de 3.300 presos em suas instalações.

"A hipótese que trabalhamos é a de ajuste de contas, a princípio se tem a certeza de que o incêndio foi intencional", disse Alvaro Garcé, Comissário Parlamentar para o sistema carcerário.

Garcé acrescentou que "os três corpos, de homens de 29, 27 e 26 anos, puderam ser reconhecidos já que não estavam carbonizados" e disse que estão investigando se antes do incêndio eles sofreram outro tipo de agressão.

As autoridades confirmaram que a situação no COMCAR está controlada e que o centro de reclusão funciona normalmente.

Em julho de 2010, em uma prisão a leste de Montevidéu faleceram 12 presos em um incêndio aparentemente acidental, o que colocou em evidência a superlotação das prisões no Uruguai.

No ano passado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) detectou "sérias deficiências" nas prisões do Uruguai após visitar centros de reclusão no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação