Agência France-Presse
postado em 04/02/2012 20:29
WASHINGTON - A tropa de choque da polícia americana deteve sete pessoas, neste sábado, em uma operação de repressão a um acampamento do movimento ;Ocupem; em Washington, capital dos Estados Unidos, onde as autoridades apreenderam barracas e roupas.Surpresos, os manifestantes acampados na praça McPherson, a três quadras da Casa Branca, gritavam palavras de ordem, mas não ofereceram nenhum tipo de resistência violenta quando o Serviço de Parques Nacionais (SPN, na sigla em inglês) iniciou a operação.
O porta-voz do SPN, David Schlosser, disse à AFP que quatro pessoas foram detidas por desobediência, depois que cruzaram os braços e se negaram a deixar o monumento situado no centro da praça.
Os manifestantes tinham aceitado, a princípio, desmontar uma imensa tenda azul, batizada de "barraca dos sonhos", que tinham instalado em volta da estátua do general da Guerra Civil americana James McPherson, durante esta semana.
"Se o governo americano reforçasse a lei bancária, como fez com a lei de parques, para começar não estaríamos neste maldito parque", disse à AFP o ativista Todd Fine, de 31 anos.
Os advogados dos manifestantes tinham confirmado a princípio a detenção de três ativistas, inclusive um a quem a AFP viu sendo empurrado por agentes da polícia.
O ;Occupy DC; é o último dos grandes acampamentos montados por militantes anticapitalistas nos Estados Unidos desde setembro, quando surgiu o primeiro, nos arredores do centro financeiro de Wall Street, em Nova York.