Agência France-Presse
postado em 07/02/2012 17:11
SANTO DOMINGO - As autoridades dominicanas informaram nesta terça-feira que resgataram no total 21 corpos após o naufrágio no sábado de uma embarcação que viajava do nordeste da ilha até Porto Rico com 70 imigrantes ilegais a bordo, e calcularam que haveria 19 sobreviventes."O balanço é de 21 (mortos), com três corpos que recuperamos ontem. Hoje (terça-feira), as buscas continuam e a prefeitura abasteceu com combustível as unidades de resgate para ver se conseguimos encontrar" outros cadáveres, disse à AFP Luis Frías, diretor da Defesa Civil em Sabana de la Mar, em frente à região onde aconteceu o naufrágio.
A maioria dos mortos já foi sepultada pelos familiares, explicou.
Frías informou que a estimativa é de que haja 19 sobreviventes, apesar de apenas oito terem sido registrados pelas autoridades.
"Segundo testemunhos que recolhemos de alguns sobreviventes, houve o relato a princípio de que teria havido alguns na praia que a Marinha teria agredido", disse Frías, acrescentando que "uns de 11 saíram fugindo e os pescadores do local prestaram socorro", detalhou.
No entanto, o porta-voz da Marinha, o capitão José David Corcino, negou as acusações à AFP, confirmando ao contrário que "muitas pessoas, pela proximidade com a terra, conseguiram chegar a salvo, escaparam e os pescadores os protegeram".
Na madrugada de sábado, a embarcação partiu da costa norte da República Dominicana com destino a Porto Rico, mas na tarde naufragou devido às más condições climáticas.
São comuns as viagens ilegais de dominicanos que atravessam o Canal de La Mona para chegar a Porto Rico em busca de melhores condições de vida.