Agência France-Presse
postado em 08/02/2012 10:49
Ancara - O governo da Turquia deseja organizar "o quanto antes" uma conferência internacional com atores regionais e internacionais sobre a crise síria, afirmou nesta quarta-feira o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu."Estamos determinados a constituir um fórum de ampla base para um entendimento internacional com os países que estão preocupados" com a situação da Síria, um país vizinho da Turquia, disse o chefe da diplomacia turca à rede de televisão NTV.
Davutoglu indicou que esta conferência pode ocorrer na Turquia ou em outro país, mas, sem dúvida, deverá ser montada na região e "o quanto antes".
A Turquia adotou uma diplomacia ativa para implementar um "novo roteiro" para a Síria, disse o ministro, acrescentando que o primeiro-ministro, Recep Tayip Erdogan, participará de uma reunião nesta quarta-feira com o presidente russo, Dimitri Medvedev.
O próprio Davutoglu deverá viajar neste mesmo dia aos Estados Unidos, um aliado tradicional da Turquia, onde pretende discutir a questão síria com funcionários da administração americana.