Agência France-Presse
postado em 10/02/2012 17:52
Washignton - Os pré-candidatos republicanos à Casa Branca participavam nesta sexta-feira (10/02) de um encontro anual dos conservadores em Washington, onde o moderado Mitt Romney, de Massachusetts, busca o apoio da base de seu partido para se confirmar na condição de favorito.A Conferência Política dos Conservadores (CPAC), que reúne o núcleo duro dos republicanos, é a prova de fogo para o multimilionário Romney, frente a parte do eleitorado que não necessariamente se simpatiza com ele e que, em alguns casos, chega a ser abertamente hostil.
Em entrevista concedida na quinta-feira à rede Fox News, Romney se mostrou confiante sobre sua capacidade de convencer os conservadores.
"Tenho a trajetória de um conservador convencido a respeito dos temas que importam e vou lembrar isso amanhã na CPAC", afirmou.
"Consegui o voto dos conservadores de New Hampshire, dos conservadores da Flórida e dos conservadores de Nevada", acrescentou. "Por isso, não diria que não tenho um bom apoio dos conservadores".
Mas na manhã desta sexta, o utraconservador Rick Santorum foi aclamado depois de suas três vitórias em Minnesota (norte), Misouri (centro) e Colorado (oeste), o que manteve aberta a disputa pela candidatura republicana.
O grande perdedor foi o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, que até agora representava a alternativa conservadora ao moderado Romney.