Mundo

Venezuelano de oposição se espelha em Lula e ameaça permanência de Chávez

postado em 14/02/2012 08:00
Capriles (C) festeja com os rivais na disputa da prévia: participação elevada anima oposicionistas
Pela primeira vez em 13 anos, Hugo Chávez terá de enfrentar um adversário político com reais chances de tomar-lhe o poder. Henrique Capriles, atual governador do estado de Miranda, o segundo maior da Venezuela, venceu as primárias da oposição e se torna uma opção para os insatisfeitos com o chavismo.

Analistas apostam que a disputa será bastante acirrada, mas o alto comparecimento de eleitores às urnas, no último domingo, animou os oposicionistas. Cerca de 3 milhões de venezuelanos participaram da primária, quase um milhão a mais do que o esperado pela Mesa da Unidade Democrática (MUD), a coalizão responsável pelo processo.

Aos 39 anos, Capriles já foi prefeito e presidente da extinta Câmara dos Deputados (hoje, o Legislativo é unicameral, chamado de Assembleia Nacional). Definindo-se como de centro-esquerda, o candidato opositor defende o modelo que, segundo ele, foi criado no Brasil pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

;A chave é a superação da pobreza, aliada ao crescimento econômico;, resume. Quase sempre com um boné na cabeça, ele pretende acabar com algumas mudanças instituídas por Chávez, como a reeleição indefinida e a expropriação de terras.

A matéria completa você lê na edição desta terça-feira (14/02) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação