Mundo

Assembleia geral da ONU deve condenar violência do regime de Al-Assad

Renata Tranches
postado em 16/02/2012 08:00
A Assembleia Geral das Nações Unidas deve votar nesta quinta-feira (16/02) uma resolução apresentada por países da Liga Árabe condenando a violência na Síria. Mesmo que aprovado, o texto não terá efeito prático, como uma medida no Conselho de Segurança, mas seu peso político e diplomático deixará evidente o isolamento do regime de Damasco.

Ontem, na tentativa de aplacar a pressão internacional, o presidente Bashar Al-Assad fixou para o próximo dia 26 a data do referendo sobre uma nova Constituição e propôs eleições no prazo de 90 dias. Em carta enviada a todos os países-membros da ONU, a Anistia Internacional e a organização internacional Human Rights Watch (HRW) convocam os governos a agirem imediatamente, ;exigindo ao governo sírio que ponha fim a todas as violações dos direitos humanos;.

No país, os confrontos e as mortes continuaram. A oposição denunciou uma nova ofensiva das forças de segurança na cidade de Hama, com tanques e artilharia pesada. Em comunicado à imprensa, ativistas afirmaram, que foram feitos disparos a partir de blindados contra bairros residenciais. Asseguraram ainda que os bombardeios em Homs continuaram e que tropas avançaram em um subúrbio da capital.

A matéria completa você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta quinta-feira (16/02)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação