Mundo

Quatro pessoas morrem em duas avalanches no noroeste dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 20/02/2012 10:16
Los Angeles - Quatro pessoas morreram em duas avalanches diferentes próximas a centros de esqui nas Montanhas Cascade do estado de Washington, no extremo noroeste dos Estados Unidos, informaram as autoridades no domingo (20/2). Duas missões de busca e resgate foram acionadas para ir ao local.

Segundo informações da imprensa local, pelo menos três pessoas morreram e oito estão desaparecidas depois do deslizamento de neve em uma área de acesso proibido perto de Steven Pass, um centro de esqui 130 km a noroeste de Seattle.

Uma testemunha disse ao canal local de notícias King 5 que viu vários esquiadores dirigindo-se a uma zona chamada "Sétimo Céu". "Pensei que era muita gente indo para a área restrita, mas havia 35 cm de neve nova e isso atraiu as pessoas", disse Brent Felt.

Quando a neve desmoronou, engoliu três grupos de esquiadores em uma avalanche, disse a fonte ao canal. "Todos ficaram enterrados na neve", disse a sargento Kathleen Larson, do gabinete do xerife, ao noticiário. "Alguns conseguiram sair e então se deram conta de que pelo menos três deles ainda estavam soterrados. Eles os retiraram e tentaram fazer a massagem cardíaca, mas os três homens, de 30, 35 e 45 anos, morreram", completou.

A outra avalanche aconteceu pouco antes do meio-dia próximo ao centro de esqui Alpental, localizado 100 km ao sudeste de Seattle. A equipe de resgate encontrou um homem cerca de uma hora e meia depois de ele ter ficado enterrado na neve, mas ele já estava morto, informou o jornal local Seattle Times. Tanto o grupo de Stevens Pass como o snowboarder de Alpental haviam saído da zona limite do centro de esqui.

O Centro Climatológico e de Avalanches do Noroeste (NWAC, na sigla em inglês) havia emitido no domingo um alerta de avalanche para regiões acima dos 1.500 metros acima do nível do mar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação