Mundo

Guerrilha colombiana decide aceitar trégua para negociar fim de conflito

postado em 20/02/2012 14:11
O movimento guerrilheiro Exército de Libertação Nacional da Colômbia (ELN) anunciou que vai aceitar a trégua proposta pela organização não governamental (ONG) Colombianos pela Paz. O ELN exigiu, porém, que as negociações ocorram com base no diálogo e em uma agenda para a solução política dos conflitos.

A resposta do ELN foi enviada por carta à ex-senadora Piedad Córdoba. No texto, os guerrilheiros ressaltam a necessidade de garantir "o respeito pelo direito internacional humanitário, a atenção às demandas e lutas."

"É parte essencial do caminho que levará ao fim definitivo do conflito [garantir] a equidade e justiça social, a democracia e soberania em um processo no qual os povos e nações são assuntos que todos nós queremos e sonhamos e no qual a comunidade internacional contribua com sua sabedoria e experiência ", diz a carta.

Em janeiro, a ONG Colombianos pela Paz propôs ao presidente Juan Manuel Santos e aos comandos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do ELN a adoção da trégua. O objetivo era, entre outros aspectos, adotar um cessar-fogo em 90 dias até a consolidação do diálogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação