Genebra - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmou nesta segunda-feira (20) que está negociando com as autoridades sírias "uma suspensão das hostilidades" para levar ajuda humanitária à população.
O CICV estuda a forma de levar ajuda à população, incluindo a "suspensão das hostilidades nas zonas mais afetadas para facilitar o acesso do Crescente Vermelho sírio e do CICV à populações necessitadas", declarou um porta-voz, Bijan Farnudi. Informou que o CICV "estudava várias possibilidades" para transportar ajuda humanitária.O porta-voz não deu detalhes sobre os participantes nestas negociações, mas disse que "estavam em andamento".Entre as possibilidades contempladas, mencionou "o fim dos combates nas zonas mais afetadas"."O conteúdo destas discussões" com as autoridades sírias e a oposição "é confidencial", acrescentou.
Nesta segunda-feira (20), ao menos 15 pessoas morreram em atos violentos na Síria, sobretudo no bombardeio de alguns bairros da cidade rebelde de Homs, onde os ativistas pediram a evacuação de mulheres e crianças.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) assegura que nove civis morreram no bombardeio de Homs, dos quais cinco no bairro de Baba Amr, o mais atingido desde o início da ofensiva das forças do regime no dia 4 de fevereiro, e quatro no de Al-Malaab.
Mais de 6 mil pessoas morreram em onze meses de repressão na Síria, segundo a ONU.