Mundo

Renato Dulbecco, vencedor do prêmio Nobel de medicina em 1975, morre aos 97

Agência France-Presse
postado em 20/02/2012 19:42
Roma - O oncologista italiano vencedor do prêmio Nobel, Renato Dulbecco, que realizou pesquisas inovadoras sobre as ligações entre tumores e material genético, morreu na sexta-feira (17/2) nos Estados Unidos aos 97 anos.

A morte de Dulbecco na Califórnia foi anunciada pela agência de notícias italiana Ansa.
Ele nasceu no dia 22 de fevereiro de 1914, em Catanzaro no sul da Itália, mas passou a maior parte da vida nos Estados Unidos, apesar de voltar frequentemente à Itália e ter sido até apresentador de um concurso de músicas italiano em 1999.

Dulbecco, que se formou em medicina em Turim em 1936, participou da Segunda Guerra Mundial como médico, primeiro na França e depois na Rússia, onde foi ferido e passou meses em recuperação. Em 1943, se juntou a combatentes antifacistas.

Depois da guerra, ele se graduou novamente, em Física. Sua carreira internacional começou em 1947 quando foi para os Estados Unidos ensinar no Instituto de Tecnologia da Califórnia, tornando-se um cidadão americano em 1953.

Em 1975, recebeu o prêmio Nobel de Medicina por seu trabalho sobre tumores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação