Agência France-Presse
postado em 21/02/2012 14:45
Cabul - O presidente afegão, Hamid Karzai, convidou nesta terça-feira os líderes talibãs a iniciarem negociações diretas com seu governo, ao mesmo tempo em que pediu ao Paquistão que facilite os esforços de negociação para pôr fim a 10 anos de guerra."Para alcançar os objetivos do processo de paz, convido os líderes talibãs a iniciarem negociações diretas com o governo afegão", disse Karzai em um comunicado divulgado pela presidência.
"Peço ao governo irmão do Paquistão que apoie e facilite nossos esforços para negociar diretamente no âmbito do processo de paz", considerou.
O comunicado foi divulgado depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com Karzai na segunda-feira sobre as iniciativas de reconciliação no Afeganistão, após uma reunião do líder afegão com os presidentes de Paquistão e Irã.
O governo americano confirmou na quinta-feira que participava do processo de reconciliação do Afeganistão, depois que Karzai disse que havia iniciado um diálogo com os talibãs.
O apoio do Paquistão é "crucial", considerou o presidente afegão, que tem relações complicadas com Islamabad. Os dois países se acusam mutuamente de serem responsáveis pela violência dos talibãs.