Mundo

Mais de 300 ficam feridos em trem urbano descarrilado na Argentina

Agência France-Presse
postado em 22/02/2012 12:16
Buenos Aires - Trezentas e quarenta pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira quando um trem de passageiros que chegava à estação terminal Once (oeste) da cidade de Buenos Aires descarrilou e se chocou contra a plataforma.

"Há 340 politraumatizados. São contusões, mas há casos mais complexos, com traumatismo de tórax. Há pessoas vivas presas nos vagões", informou o secretário de Transporte, Juan Pablo Schiavi, em coletiva de imprensa no terminal ferroviário, acrescentando que também pode haver vítimas fatais. "O trem entrou na estação a uma velocidade de 20 km por hora", afirmou ainda.

Fontes policiais informaram que a composição, com 2.000 passageiros a bordo, ficou sem freios e se chocou contra a plataforma. "O acidente é muito grave. Há vagões sobre vagões, e um deles entrou seis metros dentro do outro. Tudo está filmado e será investigado", acrescentou Schiavi.

Cenas da tv local mostraram o resgate do maquinista, preso entre os ferros retorcidos da locomotiva, entre outros feridos que eram transportados em macas. "Há pessoas com fraturas e ensanguentadas. Os feridos são muitos", declarou um passageiro, que se identificou apenas como Ezequiel. "O trem estava muito cheio. O impacto foi tremendo. Eu vinha num vagão em que se pode viajar com bicicleta. As pessoas estavam desesperadas para sair", contou Ezequiel.

O último acidente ferroviário ocorrido na Argentina aconteceu em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, com um saldo de 17 feridos.

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque de dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação