postado em 22/02/2012 15:50
Londres - O primeiro-ministro somali anunciou nesta quarta-feira (22) a conquista de Baidoa, um reduto dos rebeldes islamitas shebab, a cerca de 250 quilômetros de Mogadíscio, pouco antes de os insurgentes confirmarem terem perdido o controle da cidade."Uma das principais cidades do sudoeste da Somália, Baidoa, foi reconquistada das mãos dos shebab", declarou Abdiweli Mohammed Ali de Londres. Testemunhas anunciaram anteriormente a entrada de tropas etíopes neste bastião rebelde.
Os rebeldes asseguraram que recuaram para consolidar outras posições em outras partes, antecipando assim o avanço etíope.
"A conquista da cidade não quer dizer que o inimigo vá passar bem. Haverá mais banhos de sangue e as zonas que conquistaram só servirão de túmulo para as forças cristãs invasoras e sua milícia de apóstatas somalis", declarou um comandante insurgente.
Embora tenham abandonado Mogadíscio em agosto, os shebab ainda controlam o centro e o sul da Somália, um país que carece de um governo efetivo (tem um de transição) após mais de 20 anos de guerra civil.
Para tentar encontrar uma saída política a esta situação, representantes de dirigentes somalis e de cerca de 40 governos se reunirão em Londres nesta quinta-feira.