Agência France-Presse
postado em 22/02/2012 20:07
Jerusalém - Israel aprovou nesta quarta-feira (22) a construção e a legalização de centenas de casas para colonos judeus no norte da Cisjordânia ocupada, informou o ministério israelense da Defesa.A decisão foi tomada pelo conselho superior de planejamento da Administração Militar encarregada dos Assuntos Civis nos Territórios palestinos (COGAT), segundo um porta-voz do órgão.
O funcionário destacou que a primeira etapa do projeto foi aprovada há seis meses pelo ministério da Defesa.
O COGAT aprovou hoje a construção de mais 500 casas para judeus na colônia de Shilo, situada entre as cidades palestinas de Ramallah e Nablus, na Cisjordânia.
Além disso, 200 residências construídas ilegalmente em Shilo e no assentamento não autorizado de Shvout Rachel foram legalizadas, informou a rádio militar.
A comunidade internacional considera ilegais todas as colônias nos territórios palestinos, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.
O governo dos Estados Unidos reagiu à decisão afirmando que a expansão da colonização israelense nos territórios palestinos não contribui para a paz no Oriente Médio.
"Não acreditamos que isto seja construtivo para trazer as duas partes de volta à mesa de negociações", disse o porta-voz do departamento de Estado Mark Toner, acrescentando que Washington rejeita a decisão israelense.
"Queremos ver claramente um acordo integral que delimite as fronteiras e resolva muitas destas questões".