Mundo

Kofi Annan é designado emissário de ONU e Liga Árabe para a Síria

Agência France-Presse
postado em 23/02/2012 22:41
NOVA YORK - As Nações Unidas nomearam nesta quinta-feira seu ex-secretário-geral Kofi Annan para o posto de emissário especial para a crise da Síria com o objetivo de deter a violência armada.

Annan será enviado conjunto da Liga Árabe e da ONU para utilizar "sua boa experiência para colocar fim a qualquer violência e às violações aos direitos humanos, assim como promover uma solução pacífica para a crise da Síria", disse um comunicado emitido pelas duas entidades.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e seu colega da Liga, Nabil el-Arabi, disse que estavam "agradecidos ao Sr. Annan por aceitar esta importante missão em um momento crítico para o povo da Síria".

Um assessor da região árabe será nomeado em breve, disse a nota.

Mais de 7.500 pessoas foram mortas em 11 meses de protestos contra o regime de Bashar al Assad na Síria. Registra-se uma crescente pressão internacional para colocar fim à violenta repressão contra as manifestações opositoras.

Annan, um ganês de 73 anos, cumpriu dois períodos à frente da ONU, de 1997 a 2006 e depois de ficar à margem da atividade do órgão foi chamado em 2008 para mediar gestões destinadas a acabar com a violência sectária no Quênia.

Agora atuará pelo mandato de uma resolução adotada na semana passada pela Assembleia Geral da ONU e da Liga Árabe, informaram funcionários das duas organizações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação