Mundo

Sérvia sela acordo com Kosovo e impulsiona candidatura à UE

Agência France-Presse
postado em 24/02/2012 13:45
Bruxelas - Sérvia e Kosovo chegaram nesta sexta-feira a um acordo de cooperação regional no âmbito do diálogo, com o que esperam melhorar suas complicadas relações e o que dá a Belgrado mais possibilidades de se tornar candidato à União Européia.

"Saudamos os acordos obtidos hoje sobre a cooperação regional e a gestão acertada dos postos fronteiriços", comunicou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, destacando a importância dos mesmos para a estabilidade de região.

Após o acordo, a Sérvia aumentou suas chances de virar como candidata a aderir à União Européia. Os países da União Européia devem decidir na próxima terça-feira se finalmente darão à Sérvia o estatuto de candidato, uma decisão que deve ser confirmada em breve pelos dirigentes europeus na cúpula dos dias 1 e 2 de março.

O acordo permitirá que o Kosovo, ex-província sérvia, participe e tenha sua voz nas conferências sobre os Bálcãs, indicou uma fonte diplomática. Isso não significa, no entanto, que Belgrado reconheça a independência de sua ex-província. Também houve uma conciliação em relação à gestão de sua fronteira comum.

O negociador sérvio Borko Stefanovic garante que o país está muito satisfeito com o resultado dos quase três dias de reuniões em Bruxelas, mas lembra as dificuldades das negociações.

O norte do Kosovo é cenário de muitas tensões. Entre a população de cerca de dois milhões de pessoas, vivem em torno de 120 mil sérvios, 40 mil no norte, na fronteira com a Sérvia.

Os sérvios nunca aceitaram a declaração de independência do Kosovo em 2008, nação reconhecida como independente pelos Estados Unidos e pela maioria dos países europeus - com exceção de cinco países, entre eles a Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação