Mundo

Cruz Vermelha e Crescente Vermelho evacuam vítimas em Baba Amr, Síria

Agência France-Presse
postado em 24/02/2012 16:56
Damasco - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o Crescente Vermelho estavam na noite desta sexta-feira (24) em Baba Amr, bairro rebelde de Homs, para evacuar as vítimas dos bombardeios, entre eles os dois jornalistas feridos e os corpos de outros dois repórteres mortos.

"O CICV e o Crescente Vermelho estão em Baba Amr para tentar evacuar o mais rapidamente possível todos aqueles que precisam de ajuda urgente", afirmou o porta-voz do CICV em Damasco, Saleh Dabbakeh.

Quando perguntado se os quatro jornalistas ocidentais estavam nesta evacuação, respondeu: "sim, estão".

Pelo menos onze ambulâncias e outros veículos estavam no local.

A americana Marie Colvin, repórter do Sunday Times, e o francês Remi Ochlik, fotógrafo da agência IP3 Press, morreram na quarta-feira no bombardeio de uma casa transformada em centro de imprensa em Baba Amr.

A jornalista francesa Edith Bouvier e o fotógrafo independente britânico Paul Conroy ficaram feridos no bombardeio, e os dois pediram, através de vídeos, para ser evacuados o mais rapidamente possível de Homs (centro do país), bombardeada sem descanso há 21 dias.

Diplomatas e representantes da CICV conseguiram convencer os rebeldes que controlam Baba Amr, mas sobretudo as autoridades sírias, que negam qualquer responsabilidade no ocorrido com estes jornalistas e fotógrafos que entraram no local clandestinamente, a silenciar suas armas para poder realizar a evacuação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação