Agência France-Presse
postado em 24/02/2012 17:14
Innsbruck - O príncipe Johan Friso, de 43 anos, um dos filhos da rainha Beatrix da Holanda e que ficou soterrado numa avalanche de neve há uma semana, não deverá recuperar a consciência, anunciou nesta sexta-feira (24) uma fonte médica do hospital universitário de Innsbruck."Não se pode afirmar hoje com certeza que o príncipe Friso recuperará um dia a consciência", declarou Wolfgang Koller, chefe da Unidade de Cuidados Traumatológicos do hospital.,
"A reeducação neurológica levará meses, inclusive anos", acrescentou.
O príncipe ficou soterrado em 17 de fevereiro por uma avalanche de neve na província austríaca de Vorarlberg. O acidente aconteceu por volta do meio-dia local e Friso permaneceu quase 15 minutos sepultado na neve e precisou ser reanimado durante 50 minutos pelos socorristas.
"Cinquenta minutos de reanimação é um tempo muito, muito grande, pode-se dizer que é um tempo grande demais", declarou o médico.
O príncipe Johan Friso é o segundo filho de Beatrix e irmão do príncipe herdeiro Willem-Alexander. Ele se casou em 2004 com Mabel Wisse Smit, mas como o governo holandês não autorizou seu casamento, Friso não é oficialmente parte da família real holandesa e, portanto, não é considerado na linha de sucessão ao trono.
[SAIBAMAIS]Segundo Ludwig Muxel, prefeito da cidade de Lech (oeste), onde aconteceu o acidente, o príncipe esquiava em companhia de um amigo em uma pista que não estava indicada, em um momento em que o nível de alerta de avalanches era de quatro em uma escala que vai até cinco.
Poucas horas depois da declaração do médico, a rainha Beatrix, sua irmã Margriet Van Vollenhoven, a esposa do príncipe, Mabel Wisse Smit e os dois irmãos de Johan Friso, o príncipe herdeiro, Willem, e o príncipe Constantine, foram visitá-lo.