Agência France-Presse
postado em 28/02/2012 18:36
Washington - A Casa Branca afirmou nesta terça-feira (28) que a Al-Qaeda se aproveita da violência na Síria e reconheceu que esta era um dos motivos pelo qual os Estados Unidos não devem oferecer armas à oposição do regime de Bashar al-Assad."Sem mencionar as avaliações de nossa inteligência, diria simplesmente que sabemos que a al-Qaeda e outros extremistas tentam se aproveitar da situação provocada pela brutal agressão de Assad à oposição", explicou Jay Carney, o porta-voz do presidente americano Barack Obama.
Membros do grupo extremista "tentam se apresentar como defensores de uma liberdade maior e de democracia para os habitantes da região, neste caso a Síria", em contradição com "sua história, sua argumentação e sua razão de ser", acrescentou.
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, sugeriu domingo que o fornecimento de armas à oposição síria poderia beneficiar a al-Qaeda ou o Hamas.
Líderes de ambas dessas organizações incluídas nas listas negras americanas de terroristas manifestaram seu apoio à oposição ao regime de Damasco.