Agência France-Presse
postado em 29/02/2012 13:43
Washington - O crescimento da economia dos Estados Unidos se acelerará levemente em 2012 em relação ao ritmo do segundo semestre de 2011, declarou nesta quarta-feira (29/2), em Washington, o presidente do Federal Reserve americano (Fed), Ben Bernanke.O presidente do Fed mencionou a recente melhoria do mercado de trabalho: a taxa de desemprego dos Estados Unidos caiu a 8,3% em janeiro, seu nível mais baixo em dois anos.
"No entanto, em vista dos diferentes sinais transmitidos pelo mercado e dos outros indicadores sobre a demanda final e a produção, será muito importante analisar os dados à medida que estiverem disponíveis para avaliar o ritmo subjacente da reativação econômica", afirmou.
Ele afirmou, além disso, que o recente aumento dos preços da gasolina deve acentuar temporariamente a inflação e reduzir o poder aquisitivo dos lares e indicou que o objetivo do Fed continuava sendo uma inflação contida nos futuros trimestres.
"As estimativas de inflação em longo prazo (...) parecem estar em conformidade com a opinião segundo a qual a inflação será contida", assegurou.