Agência France-Presse
postado em 01/03/2012 11:17
Beirute - O chefe de Exército Sírio Livre (ESL), o coronel Riad Assaad, anunciou nesta quinta-feira (1;/3) uma retirada tática de seus combatentes d bairro rebelde de Baba Amr, em Homs (centro), depois de vários dias de combates para tentar conter uma ofensiva terrestre das forças do regime."Os soldados estão tentando distribuir comida para a população que foi bloqueada e retirar os feridos", afirmou, antes de acrescentar que o Exército também estava em busca de jornalistas franceses bloqueados, incluindo Edith Bouvier, que está ferida.
Paralelo ao anúncio, uma fonte dos serviços de segurança em Damasco declarou que o Exército sírio assumiu o controle de todo o bairro rebelde de Baba Amr, em Homs, sitiado depois de 26 dias de artilharia e bombardeios. "O Exército sírio controla a totalidade de Baba Amr, caíram todos os últimos focos de resistência", afirmou esta fonte.
"Os rebeldes ainda estão nos bairros de Hamadiyé e Khaldiyé (nordeste) e as operações continuarão para desalojá-los", acrescentou a fonte.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), 17 civis foram mortos nesta quinta-feira nos confrontos em Baba Amr. "Pelo menos 17 civis foram mortos nos arredores de Baba Amr, invadido por forças regulares, que têm realizado ataques e prisões", relatou a OSDH.