Mundo

Juiz federal dos EUA envia e-mail racista sobre o presidente Barack Obama

Rodrigo Craveiro
postado em 01/03/2012 23:35
A piada racista foi enviada por e-mail do escritório do juiz federal Richard Cebull, chefe do Distrito de Montana, em 20 de fevereiro, às 15h42. Intitulada "A mom;s memory" ("Uma memória de mamãe"), a mensagem ; repassada pela conta corporativa da comarca do estado ; envolve o presidente dos EUA, Barack Obama, a mãe, Stanley Ann Dunham, e o tema bestialidade. "Um pequeno garoto diz para sua mãe: ;Mamãe, como eu posso ter vindo negro e você branca?; Sua mãe respondeu: ;Nem toque nesse assunto, Barack! Do que eu me lembro daquela festa, você tem sorte por não latir". No corpo do e-mail, o magistrado ainda justificou o envio da "brincadeira". "Normalmente, eu não envio ou passo adiante um monte dessas, mas ainda por meus padrões, foi um pouco tocante. Eu queria que todos os meus amigos sentissem o que senti quando li isso. Espero que toque o seu coração, como tocou o meu", afirma o texto, segundo a tradução livre.

Como não poderia deixar de ser, a mensagem repercutiu da pior forma possível. Uma corte de apelação anunciou que vai realizar uma investigação judicial sobre má conduta do juiz. Por sua vez, Richard Cebull admitiu que planeja enviar à Casa Branca um pedido formal de desculpas. "Eu não pretendia, de forma alguma, que isso se tornasse público. Eu peço desculpas a todos que se ofenderam com isso, e posso, obviamente, compreender porque as pessoas ficariam ofendidas", declarou o magistrado, citado pelo jornal Great Falls Tribune. "A única razão pela qual eu posso explicar isso a vocês é que não sou fã de nosso presidente, mas isso vai além de não ser um fã. Eu não enviei isso como racismo, ainda que o seja. Eu o enviei por ser anti-Obama", acrescentou. A reação da Casa Branca foi modesta. Durante uma entrevista coletiva, o porta-voz Jay Carney limitou-se a dizer que não sabia se Obama estava ciente do e-mail de Cebull.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação