Mundo

Chefe da AIEA denuncia funcionamento de central militar de Parchin, no Irã

Agência France-Presse
postado em 05/03/2012 12:14
Viena - "Atividades" estão em andamento na central militar de Parchin, no Irã, e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deseja retornar ao local o mais rápido possível, anunciou nesta segunda-feira (5/3) o diretor geral da AIEA, Yukiya Amano.

"Temos indicações de atividades em andamento" na central de Parchin, onde a agência suspeita da presença de um recipiente que pode servir para testar modelos de explosão aplicáveis a armas atômicas, declarou durante uma entrevista coletiva à imprensa o chefe da AIEA, que se negou a indicar a natureza das atividades, mas acrescentou que seria preferível para a agência ir ao local o quanto antes.

Uma equipe de inspetores da agência da ONU não pôde visitar a central militar de Parchin em fevereiro, o que contribuiu para o fracasso da missão da AIEA em Teerã.

Segundo Amano, as autoridades iranianas propuseram aos especialistas da agência uma visita à central militar de Marivan, apenas algumas horas antes de sua saída do país. Os inspetores rejeitaram a oferta, declarou o diretor geral da AIEA.

O Conselho dos Governadores da AIEA se reuniu nesta segunda-feira por uma semana com o objetivo de tentar convencer o Irã a suspender seu polêmico programa nuclear, que as grandes potências suspeitam tenha como objetivo produzir a bomba atômica. Teerã afirma que suas atividades nucleares têm objetivos pacíficos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação