Mundo

Candidatos republicanos travam guerra fratricida na "Super Terça" dos EUA

Agência France-Presse
postado em 06/03/2012 07:19
Mitt Romney, que lidera grande parte da corrida, ainda tem dificuldades para convencer a base conservadoraWashington - Os eleitores republicanos de dez estados americanos se preparam para votar nesta "Super Terça", para tentar desenrolar os quatro candidatos à indicação republicana para a eleição presidencial de novembro de 2012 que travam uma guerra fratricida. Dois meses após o início das primárias republicanas no Iowa (centro), o candidato moderado Mitt Romney, que lidera grande parte da corrida, ainda tem dificuldades para convencer a base conservadora.

Atraído sucessivamente pelo conservador Newt Gingrich, vencedor na Carolina do Sul em 21 de janeiro, depois pelo defensor dos valores cristãos Rick Santorum, autor de uma surpreendente série de vitórias em fevereiro, o eleitorado conservador não consegue se unir em torno de um candidato.

Os dez estados da "Super Terça" designam mais de 400 delegados, dos 1.144 necessários para se obter a indicação. Entre esses dez estados, a Geórgia (sudeste) e seus 76 delegados, Ohio (norte, 66 delegados) e o Tennessee (sul, 58 delegados) são os mais importantes.

Os delegados representarão seu candidato na convenção nacional do partido que designará formalmente em agosto em Tampa (Flórida) o adversário do presidente Barack Obama na eleição presidencial de novembro. Ohio, no coração de uma região industrial --que é também um dos estados-chave para a presidencial de novembro-- ganha uma importância particular porque os dois principais candidatos, Mitt Romney e Rick Santorum, disputam acirradamente na região.

Mitt Romney conseguiu se recuperar nos últimos dias neste estado crucial, superando Rick Santorum em três pontos em uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac divulgada na segunda-feira. Os outros dois candidatos, Newt Gingrich e Ron Paul, ficaram bastante atrás.

Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes e ex-congressista da Geórgia, é dado como vencedor em seu estado, mas é apenas o terceiro no Tennessee, atrás de Santorum e Romney, segundo uma compilação de sondagens realizada pelo site RealClearPolitics. No plano nacional, Romney está à frente em termos de delegados ganhos, com 173 contra 74 para Santorum, 37 para Paul e 33 para Gingrich, segundo o RealClearPolitics.

Além de Geórgia, Ohio e Tennessee, os eleitores republicanos votarão também nesta terça na Virgínia (leste), em Oklahoma (sul), em Massachusetts (nordeste), em Idaho (noroeste), em Dakota do Norte (norte), no Alasca (noroeste) e em Vermont (nordeste).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação