Mundo

Jornais em papel estão em declínio nos EUA, apesar do crescimento on-line

Agência France-Presse
postado em 06/03/2012 10:22
Washington - Os jornais americanos perdem sete dólares em anúncios por cada dólar que ganham on-line, apesar de algumas companhias terem mais êxito do que outras ao trocar para um novo modelo de negócio, segund um estudo. O Projeto de Excelência em Jornalismo (PEJ) do Pew Research Center, que estudou os dados financeiros de 38 periódicos, oferece mais provas do declínio dos jornais impressos, num momento em que os consumidores se voltam par fontes de notícias na internet.

Apesar do relatório descobrir que alguns jornais procuram mais do que outros contra-atacar suas perdas com novas fontes de renda on-line, o que indica que as companhias com uma boa gestão foram capazes de desafiar as grandes tendências do mercado. "O estudo sugere que o futuro dos jornais, mais do que estar determinado inteiramente pelas amplas tendências externas, pode ser substancialmente afetado pela direção e a cultura da empresa, inclusive em jornais de tamanhos muito diversos", afirmou o diretor do PEJ, Tom Rosenstiel, em um comunicado.

O estudo, que começou no final de 2010, também foi feito a partir de entrevistas com altos executivos de 13 companhias que são proprietárias de um total de 330 periódicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação