Agência France-Presse
postado em 07/03/2012 10:07
Londres - Seis soldados britânicos estão "desaparecidos" e o ministério britânico da Defesa acredita que os militares foram mortos na província de Helmand, sul do Afeganistão. Os militares participavam em uma patrulha na terça-feira em Helmand, base da maior parte das tropas britânicas no país, quando o veículo foi atingido por uma explosão."Eu tenho a trágica tarefa de informar que seis soldados estão desaparecidos, acreditamos que mortos", declarou o porta-voz do ministério, o tenente-coronel Gordon Mackenzie.
Caso os óbitos sejam confirmados, o número de militares britânicos mortos em serviço no Afeganistão superará a marca de 400 desde o início do conflito em outubro de 2001. Antes do incidente, o balanço era de 398 mortos. "Este incidente trágico nos recorda o perigo que enfrentam a cada dia as mulheres e os homens das nos Forças Armadas no Afeganistão", afirma em um comunicado o ministro britânico da Defesa, Philip Hammond.
Philip Hammond condenou os autores do ataque e destacou que eles "não conseguirão fazer descarrilar uma missão que pretende proteger nossa segurança nacional e obtém importantes progressos na província de Helmand".
A Grã-Bretanha, com 9.500 soldados mobilizados no Afeganistão, é o segundo país com mais tropas na Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan. Londres deve retirar todas as tropas do Afeganistão até o fim de 2014.