Mundo

Argentina torna-se importante destino de lavagem de dinheiro, dizem EUA

Agência France-Presse
postado em 07/03/2012 19:29
Washington - A Argentina tornou-se um importante destino de lavagem de dinheiro em 2011 e por isso passou a engrossar uma lista integrada por outras 66 nações, segundo o relatório anual antinarcóticos do Departamento de Estado, divulgado nesta quarta-feira (7/3).

Argentina, Curaçao e Saint Martin são os três países que passaram de "jurisdições de máxima preocupação" para de "máxima prioridade" para os Estados Unidos, segundo o relatório, que fixa sua política antidrogas.

Os Estados Unidos incluem-se em sua própria lista de países que experimentam "transações monetárias que envolvem montantes significativos de dinheiro procedentes do narcotráfico", segundo a definição do relatório antidrogas.

Outros países da lista são Afeganistão, Reino Unido, China, Colômbia, Israel ou França.

Argentina passou a ser um país de "preocupação" a um país de "máxima preocupação" devido ao amplo uso de dinheiro metálico, do mercado negro cambial, do aumento do contrabando com países vizinhos e da pouca transparência de seu regime de importação e exportação.

A Argentina "colabora ostensivamente" com Paraguai e Brasil para combater problemas de segurança em sua fronteira comum, assim como com os Estados Unidos, através da chamada "Iniciativa Três %2b Um", diz o texto.

Mas "esse mecanismo ficou amplamente inoperante nos últimos anos devido a divergências políticas entre Argentina e Estados Unidos", entre outras razões, completou o texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação