Mundo

EUA estão otimistas em relação a ajuda alimentar para Coreia do Norte

postado em 08/03/2012 18:42
Washington - O governo dos Estados Unidos indicou nesta quinta-feira (8/3) que está "cautelosamente otimista" sobre um envio de ajuda alimentar à Coreia do Norte, apesar de ainda ter que resolver algumas questões técnicas. "Estamos cautelosamente otimistas de que vai funcionar, que poderemos enviar esta ajuda alimentar", disse a jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

A porta-voz disse que o enviado americano de direitos humanos ao país asiático, Robert King, teve uma "série muito boa" de diálogos com autoridades da Coreia do Norte em Pequim.

King "esclareceu que precisa voltar para casa (Washington) para fazer um relatório e que ainda falta resolver uma série de assuntos técnicos" para concretizar a entrega, disse Nuland.

A Coreia do Norte disse na semana passada que suspenderá seus testes nucleares e seu programa de enriquecimento de urânio em troca de ajuda alimentar dos Estados Unidos, menos de três meses depois da morte do líder Kim Jong-il.

Na quarta-feira, King disse em Pequim que se reuniria com seu colega de Pyongyang para discutir a forma de entrega de 240 mil toneladas de ajuda alimentar aos mais necessitados na Coreia do Norte. "O programa de ajuda alimentar de que falaremos é um programa complicado e precisamos trabalhar nos detalhes sobre a forma como o colocaremos em funcionamento", disse King.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação