Mundo

Esquerda ganha legislativas da Eslováquia, mas não consegue maioria

Agência France-Presse
postado em 10/03/2012 19:28
Bratislava - A oposição social democrata do ex-primeiro-ministro Robert Fico se impôs neste sábado (10/3) nas eleições legislativas da Eslováquia com 39,6% dos votos, segundo uma pesquisa de boca de urna.

O partido Smer-SD obteria 75 cadeiras das 150 do Parlamento, a apenas uma da maioria absoluta, pelo que precisará dos aliados para governar.

Desta maneira, impõe-se ao SKDU-DS do atual primeiro-ministro Iveta Radicova, que só obteve 8,1% dos votos.

Os democrata cristãos do KDH ficariam com 9,9%.

Os outros dois partidos desta coalizão, o SaS (Liberdade e Solidaridade) e o partido da minoria húngara, Most-Hid, teriam respectivamente 7,1% e 6,3%.

Instalado em julho de 2010, o gabinete de centro-direita de Iveta Radicova (SDKU-DS), partidário da austeridade fiscal, foi derrotado no Parlamento em outubro, numa votação sobre o fortalecimento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), o que foi assimilado, então, a uma moção de confiança e que concluiu com a eleição antecipada deste sábado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação