Mundo

Kofi Annan, enviado da ONU, espera hoje resposta de Assad sobre cessar-fogo

postado em 13/03/2012 09:48
O emissário para a Síria da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe, Kofi Annan, disse nesta terça-feira (13/3) que aguarda até o final do dia uma resposta do presidente sírio, Bashar Al Assad, sobre o cessar-fogo na região e as demais propostas para encerrar a onda de violência. Segundo ele, foram apresentadas propostas concretas para o fim dos conflitos, como a adoção do diálogo e autorização para a ajuda humanitária.

Annan se referiu às propostas apresentadas por ele durante reunião com o presidente sírio no último fim de semana. "Espero uma resposta das autoridades sírias hoje porque lhes apresentei propostas concretas;, disse Annan, depois de uma reunião com autoridades do Conselho Nacional Sírio (CNS), da oposição a Assad, em Ancara, na Turquia.

Na reunião com Assad, Annan mencionou sua "profunda preocupação" com a repressão na Síria. Ele apelou a Assad para ;tomar medidas concretas para encerrar a crise;. A estimativa é que mais de 8 mil pessoas tenham morrido em um ano de confrontos na região. "Uma vez obtida a resposta, saberemos como reagir", disse. ;Os assassinatos e a violência devem cessar na Síria.;

O presidente do CNS, Burhan Ghalioun, disse que a entidade defende uma solução política e diplomática para a crise. Porém, admitiu que não está afastada a hipótese de ação militar na região. ;Se isso não acontecer, aceitaremos a proposta de ajuda em armas;, disse.

Na Turquia, que partilha uma longa fronteira com a Síria, há campos de refugiados com mais de 12.600 sírios, que deixaram seu país em busca de abrigo. O Líbano é outro destino dos refugiados sírios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação