Agência France-Presse
postado em 16/03/2012 14:38
Washington - O presidente Barack Obama e seu homólogo afegão Hamid Karzai reafirmaram nesta sexta-feira (16/3) em uma conversa por telefone o objetivo de retirar as forças internacionais do Afeganistão no fim de 2014, anunciou a Casa Branca.Na quinta-feira (15/3), Karzai havia indicado em um comunicado que Cabul planejava assumir a partir de 2013 a segurança no país, substituindo as forças da Otan (Isaf), e não no fim de 2014, como estava previsto até agora.
Mas, segundo um comunicado da Casa Branca, os dois presidentes reafirmaram que "as forças afegãs concluirão o processo de transição e assumirão a total responsabilidade pela segurança no conjunto do país no final de 2014".
A Casa Branca enfatiza que, a partir de 2013, "a direção das operações de combate passará progressivamente para as forças afegãs" e que as forças americanas terão um papel de apoio.
Obama precisou que receberá Karzai em maio, em Chicago, dentro da cúpula da Otan, que deve definir o processo de transição no Afeganistão.