Jerusalém - Dois foguetes foram lançados da Faixa de Gaza contra Israel nesta sexta-feira (16/3), sem causar danos nem feridos, informou o exército israelense, uma semana depois do início dos confrontos com grupos armados de Gaza que levou a uma trégua na terça-feira (13/3).
O primeiro foguete caiu em uma região desabitada do noroeste de Neguev e o segundo no acampamento da região de Eshkol (sul), segundo fontes policiais e militares. As escolas de algumas cidades do sul de Israel, entre elas Beersheva, Ashdod e Ashkelon, foram fechadas nesta sexta-feira (16/3) por precaução, segundo a rádio pública israelense.
Nesta quinta-feira (15/3), cinco foguetes foram lançados de Gaza, sem deixar feridos. Helicópteros de assalto israelenses responderam disparando contra o norte da Faixa de Gaza, sem causas vítimas.
Um cessar-fogo está em vigor entre as duas partes desde terça-feira, graças a uma mediação egípcia, após um confronto armado que custou a vida de ao menos 25 palestinos.
Os combatentes palestinos de Gaza lançaram mais de 310 foguetes em direção a Israel, dos quais 175 caíram em solo israelense e outros acidentalmente no interior da Faixa de Gaza, segundo o exército israelense.
Ao mesmo tempo, cerca de 70 foguetes foram destruídos por baterias móveis antissmíseis Iron Dome mobilizadas no sul de Israel.
O ciclo da violência foi iniciado em 9 de março com a morte em um ataque aéreo israelense de Zuheir al Qaisi, chefe dos Comitês de Resistência Popular (CRP), acusado por Israel de preparar um atentado através do Sinai egípcio.