Agência France-Presse
postado em 19/03/2012 17:43
Paris - O presidente Nicolas Sarkozy confirmou nesta segunda-feira (19/3) à noite que uma única "e mesma pessoa" cometeu os assassinatos de quatro pessoas em um centro de ensino judaico e de militares em duas cidades do sudoeste da França, e anunciou a elevação ao máximo do nível de alerta terrorista nesta região."Sabemos que é a mesma pessoa, a mesma arma que matou militares, crianças e um professor", declarou Sarkozy ao término de uma reunião no Eliseu com a presença de autoridades, como o primeiro-ministro François Fillon. "Não sabemos as motivações desse criminoso (...) Ao atacar crianças e um professor judeu, a motivação antissemita parece evidente" declarou Sarkozy.
"Este ato é odioso, não pode ficar impune. Todos os meios, absolutamente todos os meios disponíveis, serão utilizados para neutralizar esse criminoso", prosseguiu o chefe de Estado, indicando que receberá na terça-feira representantes da comunidade judaica.
[SAIBAMAIS]Um matador circulando em uma scooter roubada matou nesta segunda-feira três crianças e seu professor em uma escola judaica de Toulouse (sudoeste). O mesmo homem, seguindo o mesmo ;modus operandi;, havia matado nos últimos oito dias três militares, em Toulouse e na cidade vizinha de Montauban.
Frente à ameaça de um assassino em série determinado e organizado, o presidente anunciou "medidas de proteção excepcionais na região" sudoeste, incluindo a ativação de um alerta máximo para ameaça terrorista.