Mundo

França fica em alerta máximo e promove caçada a atirador de escola judaica

Rodrigo Craveiro
postado em 20/03/2012 07:00
O pior ataque à comunidade judaica desde 1982 levou o presidente, Nicolas Sarkozy, a ativar pela primeira vez na história da França o nível 5 (escarlate) do Plano Vigipirate ; o sistema de alerta de segurança nacional ;, o que implica risco real de terrorismo e prevê a interrupção de transporte público e o fechamento de escolas. As autoridades também ordenaram uma caçada implacável no sul do país. As buscas se estenderam a um raio de 100km em torno de Toulouse. A cidade que abriga cerca de 25 mil judeus dividiu-se ontem entre o choque, a tristeza e o medo.

A polícia não descarta a ação de um assassino em série e suspeita do envolvimento de neonazistas no massacre e em dois atentados realizados na semana passada. Na noite de ontem, 130 policiais foram deslocados para a região, a fim de ajudar nas investigações, e a Corte Antiterrorista assumiu o caso. O crime, ocorrido na escola judaica de Ozar Hatorah, no bairro de Bonnefoy, suspendeu a campanha para as eleições presidenciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação