Mundo

Conferência dos Amigos da Síria, na Turquia, tem data alterada

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 10:08
Ancara - A conferência dos Amigos da Síria que a Turquia deve organizar em Istambul irá ocorrer no dia 1; de abril, e não no dia 2, como foi anunciado anteriormente, indicou nesta segunda-feira (19/3) uma fonte diplomática turca. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, havia anunciado na semana passada a data de 2 de abril desta reunião internacional para tentar formar uma frente unida contra o regime sírio.

O primeiro encontro do grupo ocorreu no fim de fevereiro na Tunísia, com ajuda dos representantes de cerca de 60 países árabes e ocidentais, incluindo vários ministros das Relações Exteriores. Rússia e China, os principais aliados do regime sírio, boicotaram esta reunião.

A Turquia, que compartilha mais de 900 km de fronteiras com a Síria, rompeu relações com seu ex-aliado e pede a saída do presidente Bashar al-Assad, que reprime de forma sangrenta um movimento de contestação popular desde março de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação