Mundo

Começa em Illinois a primária republicana para eleger o opositor de Obama

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 12:14
Os eleitores se dirigiam nesta terça-feira (20/3) à eleição primária republicana de Illinois para eleger o candidato presidencial americano que enfrentará o presidente Barack Obama nas eleições de novembro. Os 54 delegados concedidos por este estado do norte dos Estados Unidos, feudo político de Obama, impulsionarão o vencedor em direção aos 1.144 necessários para obter a indicação presidencial na Convenção republicana que será realizada em agosto.

As urnas abriram às 6h locais (8h de Brasília) com o moderado e multimilionário ex-governador de Massachussetts Mitt Romney como favorito para levar a vitória. O instituto de pesquisas Public Policy Polling informou na segunda-feira (19/3) que Mitt Romney se dirige a uma vitória em Illinois, logo após divulgar uma pesquisa na qual o candidato tem uma vantagem de 15 pontos em relação ao seu principal rival, Rick Santorum.

O ex-senador ultraconservador Rick Santorum, que ganhou 10 das 31 primárias e caucus realizados até agora, ainda acredita que tem chances de vencer em Illinois. Romney gastou milhões em publicidade em Illinois com avisos contra Santorum, a quem chama de "um peso leve" da economia e um "insider" dos círculos políticos de Washington que votou contra seus princípios no passado.

Santorum, próximo ao Opus Dei, espera obter o apoio de evangélicos e da ala mais conservadora do partido para conquistar uma vitória e ganhar impulso antes das primárias em Louisiana (sul), no dia 24 de março, e das de Maryland (leste) e Washington DC, no dia 3 de abril. Também competem, embora sem grandes chances, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o congressista Ron Paul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação