Mundo

Morre Marc Hutten, que imortalizou Che Guevara em seu leito de morte

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 15:05
Paris - Marc Hutten, jornalista aposentado da Agence France-Presse (AFP), que fotografou ;Che; Guevara em seu leito de morte na Bolívia, faleceu domingo (18/3) aos 82 anos, anunciou a família nesta terça-feira (20/3).

Marek de Hutten-Czapski, seu verdadeiro nome, nasceu no dia 7 de janeiro de 1930 em Boulogne-Billancourt, na periferia de Paris, em uma família aristocrática germano-polonesa. Entrou na AFP em 1959, assinando como "Marc Hutten".

Cobriu a guerra do Vietnã, tendo enfrentado a morte em várias ocasiões. Em outubro de 1967 viajou à Bolívia, na época em que o exército executou Che Guevara. Tirou as poucas fotos em cores do corpo, quando foi exposto em praça pública, no povoado de Vallegrande (a 150 km al suroeste de Santa Cruz), imortalizando o momento.

Depois de trabalhar em Buenos Aires, Washington e Hong Kong, Hutten foi o editor em espanhol da AFP na sede de Paris, e nos escritórios da agência em Caracas, Madri, Johannesburgo e na Tunísia até se aposentar, em 1994.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação