Mundo

Sem deixar mortos, forte terremoto provoca pânico e destruição no México

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 18:13
México - Um terremoto de magnitude 7,6 com epicentro no estado de Guerrero atingiu o sul e o centro do México durante vários minutos, deixando cerca de 500 casas danificadas e fazendo com que milhares de pessoas deixassem os edifícios, apesar de não haver vítimas até o momento.

O presidente Felipe Calderón afirmou em sua conta do Twitter que "até o momento não foram registrados danos graves". Trata-se do terremoto mais forte a atingir o México desde 1985, quando um tremor de magnitude 8,1 deixou mais de 6.000 mortos e destruiu bairros inteiros da capital.

O terremoto teve seu epicentro em Ometepec, no estado de Guerrero (sul), perto do Oceano Pacífico, na fronteira com o estado de Oaxaca (sul), a cerca de 17,5 km de profundidade.

Mais de 500 casas foram danificadas ou destruídas em cidades do sul do México, informou o governador do estado de Guerrero, Ángel Aguirre.

"Houve danos em mais de 500 casas", mas "não houve perdas humanas nas cidades dos estados de Guerrero e Oaxaca" em cujas fronteiras ocorreu o epicentro do terremoto, disse Aguirre em entrevista à emissora Milenio.

Nas ruas de Cidade do México, com mais de 20 milhões de habitantes, houve pânico, as linhas telefônicas pararam de funcionar, o fornecimento de eletricidade foi interrompido e algumas construções antigas sofreram danos nos bairros mais antigos da capital.

Contudo, a capital mexicana mostrou-se mais organizada do que há quase 27 anos e as evacuações foram feitas de forma mais ordenada, explicaram testemunhas.

"Retiramos cerca de 50 pessoas, tudo ocorreu em ordem, felizmente não aconteceu nada. O terremoto foi forte, mas agora estamos preparados, diferentemente de 1985", comentou Francisco Bernal, de 39 anos e chefe das brigadas de uma empresa privada que tem escritórios no bairro Roma, um dos mais atingidos na época.

"Quando vi que as lâmpadas se moviam, fiquei de pé. Nosso chefe de brigada (do escritório) pediu para que saíssemos e nos lembrou que nestes casos não se deve gritar, nem correr, nem empurrar. Senti muito medo, mas fui obrigada a manter a calma", comentou Ana Ferández, secretária de um edifício da região.

O presidente Calderón afirmou em outra mensagem no Twitter que "todas as instalações de geração de energia elétrica não foram afetadas e estão funcionando. Algumas interrupções na distribuição já foram resolvidas".

A filha mais velha do presidente americano, Barack Obama, Malia, de 13 anos, que passa férias na cidade de Oaxaca, a 162 km ao nordeste do epicentro, está "sã e salva", segundo informou a Casa Branca em Washington.

"Depois do terremoto de hoje, podemos confirmar que Malia Obama está sã e salva e nunca esteve em perigo", afirmou Kristina Schake, diretora de comunicações da primeira-dama Michelle Obama.

O prefeito da capital, Marcelo Ebrard, disse no Twitter que foi ordenada a vistoria de vários edifícios, mas descartou danos maiores.

O trânsito paralisou as principais avenidas, por conta da suspensão do serviço de semáforos, enquanto centenas de pessoas afastavam-se dos edifícios mais altos em regiões como Paseo de la Reforma.

A emissora Radio Formato 21 afirmou que uma pessoa ficou ferida devido à queda de uma ponte sobre um ônibus sem passageiros, na região norte da cidade.

No popular balneário de Acapulco, a 186 km do epicentro, não foram registrados danos maiores, informou a Defesa Civil, que anunciou o envio de equipes de socorro para atender a região do epicentro.

O terremoto desta terça-feira foi particularmente forte e prolongado para os mexicanos que lembraram a tragédia de setembro de 1985, quando um terremoto de 8,1 graus devastou a capital mexicana derrubando 5.000 edifícios e matando mais de 6.000 pessoas, segundo dados oficiais, ou até 30.000 segundo órgãos de resgate.

O centro de alerta de tsunamis do Pacífico nos Estados Unidos afirmou que apesar da intensidade do terremoto, não foi gerado alerta de tsunami.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação