Mundo

Obama visitará neste domingo a área fronteiriça entre as duas Coreias

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 18:57
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aguardado no fim de semana na Coreia do Sul para uma cúpula dedicada à segurança nuclear, viajará no domingo à zona desmilitarizada que separa esse país da Coreia do Norte, anunciou na terça-feira (20/3) um alto funcionário da Casa Branca.

Durante sua permanência em Seul, Obama se reunirá com os presidentes russo, Dmitri Medvedev, e chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, informou o funcionário, que pediu anonimato.

Os Estados Unidos mantêm tropas mobilizadas na Coreia do Sul desde a guerra de 1950-53 contra a do Norte. Atualmente contam com 28.500 homens estacionados neste país.

A fronteira foi visitada por vários líderes americanos, incluindo os ex-presidentes George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), que em 1993 descreveu o lugar como "o mais tenebroso da Terra".

As tensões cresceram na área desde que Seul acusou Pyongyang de torpedear um de seus navios de guerra, matando 46 pessoas, em março de 2010.

O Norte negou veementemente qualquer participação no fato, mas, em novembro do mesmo ano, matou quatro soldados sul-coreanos na ilha fronteiriça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação