Mundo

Rússia diz que presidente sírio comete muitos erros contra os manifestantes

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 19:01
Moscou - A Rússia afirmou nesta terça-feira (20/3) que o presidente sírio, Bashar al Assad, está "cometendo muitos erros" apesar dos repetidos chamados de Moscou para que o regime e os rebeldes renunciem à violência e iniciem um diálogo.

"Acreditamos que a liderança síria respondeu de forma incorreta às primeiras manifestações pacíficas", disse o chanceler russo, Serguei Lavrov, à rádio Kommersant que divulgou uma entrevista gravada.

"A liderança síria - apesar das diversas promessas feitas em resposta a nossos pedidos - está cometendo muitos erros", disse Lavrov.

"As coisas que ocorrem agora em boa direção chegam muito tarde", continuou o ministro russo.

Estes comentários ocorrem quando os sinais de que a Rússia poderá deixar de apoiar o regime sírio se multiplicam depois de um ano de violência que deixou 9.100 mortos, segundo a oposição síria.

Nesta terça-feira, Moscou informou que estava disposto a apoiar uma declaração do Conselho de Segurança proposta pelo enviado da ONU para a paz na Síria, Kofi Annan, com a condição de que um ultimato não seja incluído.

[SAIBAMAIS]Na semana passada, Lavrov acusou Assad de cometer erros e de ser muito lento nas reformas. Mas os últimos comentários do ministro mostram que Moscou não aprecia o comportamento da liderança síria desde que a crise começou.

Até agora, as autoridades russas evitaram evocar publicamente a possibilidade de uma saída do presidente Assad, insistindo sobre o fato de que qualquer solução à crise passa necessariamente por um diálogo político com Damasco.

Mas nesta terça-feira, o chanceler russo declarou que não se oporia à ideia de um exílio de Bashar al Assad no exterior.

"Talvez seja o caso, mas é Assad que deve decidir", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação