Mundo

Hillary diz que porta continua aberta para negociar com talibãs

Agência France-Presse
postado em 21/03/2012 15:45
Washington - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira (21/3) que a porta seguia aberta para eventuais negociações com os talibãs afegãos sempre e quando renunciarem à violência, depois que eles romperam o contato.

Hillary disse que os Estados Unidos seguiam comprometidos com a busca de uma solução política no Afeganistão, onde as tropas da Otan devem terminar sua missão no fim de 2014. "O que os talibãs farão depende deles. Fomos claros, estamos preparados para retomar as negociações e nossa meta é abrir a porta de modo que os afegãos possam negociar entre eles", declarou Hillary em uma coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo afegão, Zalmai Rassoul.

Os talibãs anunciaram na semana passada que suspenderam os contatos com os Estados Unidos devido a sua atitude errática após o adiamento da libertação de prisioneiros. "Para que uma negociação aconteça, os talibãs devem romper seus vínculos com a Al-Qaeda, renunciar à violência, respeitar a Constituição afegã, e isso envolve respeitar as mulheres e os direitos das minorias", acrescentou Hillary.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação