Agência France-Presse
postado em 21/03/2012 18:51
Washington - Os asiáticos são o grupo racial que cresce mais rápido atualmente nos Estados Unidos, o que reflete um aumento na imigração procedente dessa região em mais de uma década, informou nesta quarta-feira (21/3) o Escritório do Censo americano.Baseado em uma análise contínua dos dados do censo de 2010, a agência federal disse que o grupo dos que se identificaram como apenas asiáticos, e não como de uma raça mista, cresceu 43,3% desde a década anterior. Este aumento é mais de quatro vezes superior à taxa de crescimento da população total dos Estados Unidos, que cresceu 9,7% no mesmo período, alcançando os 308.745.538 habitantes.
Cerca de 14,5 milhões de pessoas, ou 4,8% da população total, se identificaram como somente asiáticos. Outros 2,6 milhões, ou 0,9%, disseram ser asiáticos em combinação com outro grupo racial, em geral branco.
"A migração internacional líquida é o maior componente da mudança na população asiática", declarou a jornalistas Elizabeth Hoeffel, especialista em estatística do Escritório do Censo, durante uma conferência telefônica.
Para efeitos estatísticos, os Estados Unidos definem um asiático como alguém que tem origens em qualquer cidade do Extremo Oriente, sudeste asiático ou do subcontinente indiano".
Os que se identificaram só como asiáticos e asiáticos misturados com outra raça cresceram pelo menos 30% em todos os estados, exceto no Havaí, onde já são a maioria da população.
Os estados com a maior taxa de crescimento de asiáticos foram Nevada (116%), Arizona (95%) e Carolina do Norte (85%). Nova York registrou a maior população asiática, com 1,1 milhão, seguida de Los Angeles (484.000) e San José, Califórnia (327.000).
Os chineses representam o maior grupo de asiáticos (quatro milhões, incluindo 700 mil que se identificaram como de raça mista), seguidos pelos filipinos (3,4 milhões) e os indianos asiáticos (3,2 milhões).