Mundo

Golpistas de Mali fecham as fronteiras do país 'até nova ordem'

Agência France-Presse
postado em 22/03/2012 12:10
Bamako - Os militares que anunciaram ter tomado o poder em um golpe contra o presidente Amadou Toumani fecharam "todas as fronteiras até nova ordem", declarou um membro do Comitê Nacional para a Recuperação da Democracia e a Restauração do Estado (CNRDRE), o sargento Salif Koné. Uma fonte aeroportuária anunciou anteriormente que o aeroporto de Bamako foi fechado e os voos anulados até noa ordem.

A junta militar que tomou o poder no Mali anunciou que deu fim ao "regime incompetente" instalado em Bamaco e anunciou a dissolução de todas as instituições, assim como a suspensão da Constituição e um toque recolher, em um anúncio feito por rádio e televisão.

O tenente Amadou Konare, porta-voz dos golpistas, afirmou que os militares atuaram diante da incapacidade do regime do presidente Amadou Toumani Touré para administrar crise na região norte do país, ante uma rebelião tuaregue e as atividades de grupos islamitas armados desde meados de janeiro. Pouco depois, o capitão Amadou Sanogo, presidente do CNRDRE, anunciou um toque de recolher a partir desta quinta-feira. A União Europeia (UE) condenou o golpe de Estado e pediu a volta da ordem constitucional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação