Mundo

Chefe de coalizão internacional no Afeganistão se opõe a retirada acelerada

Agência France-Presse
postado em 22/03/2012 16:45
Washington - O contingente dos Estados Unidos no Afeganistão não deveria ser reduzido para menos do que os 68 mil militares que permanecerão mobilizados depois do verão, apesar das pressões para uma retirada acelerada, sugeriu o chefe da coalizão internacional, o general John Allen.

"Minha opinião é que vamos ter uma força importante em 2013, 68 mil (homens) é uma boa base", considerou o general americano diante dos senadores da comissão de Defesa.

Nesta etapa, os 30.000 homens enviados como reforço em 2009 pelo presidente Barack Obama devem concluir sua retirada no final do verão (hemisfério norte), deixando em 68.000 homens o contingente dos Estados Unidos. Cerca de 40.000 soldados da Otan e 352.000 soldados e policiais afegãos completariam o contingente.

A posição de Allen, formulada com precaução por sua posição de reservista, vai de encontro aos pedidos para acelerar a retirada das tropas americanas, que se intensificaram nas últimas semanas nos Estados Unidos, depois do aumento da tensão entre ambos os países devido à queima de exemplares do Alcorão e à morte de 16 civis assassinados por um soldado americano.

O chefe militar da missão da Otan no Afeganistão reafirmou que apresentará no fim do ano ao presidente dos Estados Unidos suas recomendações em relação ao efetivo que considera necessário para 2013 e 2014.

As tropas estrangeiras devem deixar o Afeganistão no final de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação