Mundo

Massacre no Afeganistão: sargento dos EUA será acusado de 17 assassinatos

Agência France-Presse
postado em 22/03/2012 21:30
Washington - Um soldado americano será acusado de 17 assassinatos após o massacre de civis no sul do Afeganistão, disse nesta quinta-feira (22/3) uma autoridade americana que não quis se identificar.

O sargento Robert Bales também será acusado de seis agressões e tentativas de assassinato, disse o funcionário.

Presume-se que o sargento de 38 anos, casado e pai de duas crianças, abandonou na noite de sábado 11 de março sua base no distrito afegão de Panjwayi, na província de Kandahar (sul), antes de assassinar 17 pessoas - a maioria mulheres e crianças - em duas aldeias vizinhas e queimar seus corpos.

A acusação aumentou em um o número de mortos divulgado imediatamente após o massacre, o que esfriou ainda mais as já complexas relações entre Estados Unidos e Afeganistão, país invadido no fim de 2001.

As autoridades americanas prometeram uma rápida e profunda investigação, enquanto o secretário de Defesa, Leon Panetta, disse que Bales poderá enfrentar a pena de morte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação