Mundo

Hillary Clinton autoriza retomada da ajuda militar americana ao Egito

Agência France-Presse
postado em 22/03/2012 22:19
Washington - A secretária de Estado, Hillary Clinton, dará sinal verde, nesta quinta-feira (22/3), à retomada do programa de ajuda militar concedida pelos Estados Unidos ao Egito, no valor de 1,3 bilhão de dólares por ano, e que chegou a ser suspensa em meio a preocupações com a situação dos direitos humanos no país, informou um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado.

"Amanhã (sexta-feira), Clinton certificará que o Egito cumpriu bem suas obrigações, como estipula o acordo de paz assinado com Israel", disse à o assessor do departamento, que preferiu não ter o nome divulgado.

"Em relação à democracia, o Egito fez mais progressos em 16 meses do que nos últimos 60 anos", destacou o funcionário, citando a realização de eleições parlamentares livres e a transferência da autoridade legislativa à nova assembleia do povo.

"No entanto, a transição para a democracia no Egito ainda não foi concluída, pelo que é preciso um trabalho de proteção dos direitos e liberdades universais e do papel da sociedade civil e das ONGs", acrescentou.

A ajuda militar anual fornecida há três décadas pelos Estados Unidos, como parte das resoluções do tratatado de paz assinado em 1979 entre o Egito e Israel, chegou a ser questionada durante a repressão, pelas autoridades egípcias de grupos pró-democracia.

As relações entre Washington e o Cairo foram ofuscadas nas últimas semanas por processos abertos pela justiça egípcia contra 43 participantes de ONGs, entre eles 16 egípcios egípcios e 27 cidadãos estrangeiros - incluindo vários americanos -, acusados de receber dinheiro ilegal e de se intrometer nos assuntos políticos do país.

Os Estados Unidos também fornecem ajuda econômica anual ao Egito de 250 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação